Notícias

Chris Moraes lança Projeto Mega Nascente de Água Rural Sustentável

Notícias - 30/07/2025

A produtora rural, ativista ambiental e membro da diretoria do GPB e de outras dez entidades, quer ampliar atuação e espalhar boas práticas por todo o país.

A produtora rural, ativista ambiental e membro da diretoria do GPB e de outras dez entidades, quer ampliar atuação e espalhar boas práticas por todo o país.

 

Apresentado no dia 3/7/25 em Barretos, SP, o projeto faz parte do Programa Municipal Mãos pela Água e do Cooper Nascentes, integrando uma rede de iniciativas com 30 nascentes recuperadas só em Barretos, onde já existem outras 10 mapeadas para a implementação do sistema de recuperação.

Ao implementar seu próprio programa de recuperação de nascentes e integrar outras iniciativas, Chris Moraes pretende divulgar o modelo e levar a informação para o maior número possível de produtores rurais.

“Estamos executando o projeto de preservação das nascentes dentro das propriedades rurais e também dentro das áreas de preservação ambiental pelo soberano Código Florestal Brasileiro. As boas práticas de sustentabilidade e consciência ambiental estão impactando hoje, mas seu maior impacto será sentido pelas próximas gerações. É um projeto arrojado que vai fazer a diferença na vida do cidadão barretense. Essa união do campo com a cidade mostra que Barretos segue na direção certa”, ressaltou a produtora.

A região do Pitangueiras, em Barretos, SP, onde está localizada sua propriedade, é onde se concentram os mananciais responsáveis por mais de 65% do abastecimento da cidade, daí a grande importância da preservação e divulgação, de modo que o cidadão urbano tenha também a compreensão do que o projeto representa. “Esse não é um projeto para a minha propriedade, é um projeto de boas práticas ambientais para fazer diferença na vida de quem está na cidade de Barretos. Nosso papel é também ser multiplicador dessas práticas, não só para Barretos, mas para o estado de São Paulo e para todo o Brasil e o planeta”, esclareceu.

Segundo Chris, é muito importante o apoio institucional de entidades como o GPB, que tem representatividade nacional. “Não podemos esquecer que estamos no segmento da pecuária e o Brasil já adota um modelo de pecuária da carne e do couro sustentável, certificada e rastreada para atender mercados globais. É o produtor rural  quem preserva as nascentes e as florestas, não só para cumprir exigências dos contratos de exportação, mas para preservar o maior bem que é a terra. O GPB tem um papel fundamental na multiplicação dessas práticas para o maior número de proprietários rurais com áreas de preservação permanente”, reforçou.

 

Metodologia

A proposta utiliza o sistema Caxambu, uma tecnologia de baixo custo para preservar e proteger nascentes com uso de materiais simples como tijolos, tubos de PVC e pedras, formando uma barreira que impede a contaminação por resíduos, matéria orgânica e agentes patogênicos. Além de garantir a integridade das nascentes, o sistema permite a captação e o uso sustentável da água, respeitando seu fluxo natural.

O Projeto Mega Nascente segue os preceitos do Programa de Proteção das Nascentes de Água em Áreas de Proteção Permanente (APP), conforme estabelece o Código Florestal Brasileiro. Essas áreas são porções do território, geralmente localizadas às margens de rios, nascentes e encostas, cuja vegetação deve ser preservada para garantir a conservação dos recursos hídricos, da fauna, do solo e da biodiversidade.

Justamente por se tratar de uma APP, o projeto conta com autorização da CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, emitida especificamente para a realização de obras de proteção nesse tipo de área, o que garante que o projeto atende às exigências legais e ambientais.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Barretos, Odair Silva, o vice-prefeito Mussa Calil Neto e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal. Também estiveram presentes Paulo Junqueira, presidente do Sindicato e Associação Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo; José Geraldo da Silveira vice-presidente da Coopercitrus; além de secretários municipais, vereadores e representantes de empresas parceiras, fortalecendo a rede de apoio ao projeto e demonstrando o compromisso coletivo com a preservação dos recursos hídricos.

 O Programa Municipal Mãos pela Água surgiu da união de entidades públicas e privadas e privadas que inclui a Prefeitura, os produtores rurais e a Coopercitrus. Após um diagnóstico feito por profissionais técnicos como agrônomos, engenheiros ambientais e biólogos, identificou-se a necessidade de recuperação das nascentes na região. A viabilidade do projeto também contou com o Governo de São Paulo e a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

“O nosso projeto entra para compor essa grande rede de preservação e boas práticas, numa estrutura muito abrangente. Entidades como o GPB tem agora um importante instrumento a ser difundido e aplicado em todo o Brasil, para o bem da água, da terra e da pecuária brasileira” finalizou.

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2025 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web