Indicador do Boi

Indicador do Boi

Indicador do Boi

O que antes era apenas um balizador de preços hoje é o Indicador de Preços do Boi Gordo, o índice oficial de preços da arroba, presente no B3 e na Bolsa de Nova Iorque, com a finalidade de informar e ser uma referência de preço da arroba nas principais praças de comercialização do Brasil.

A parceria veio após a consolidação de um modelo de balizador de preços, criado e estruturado pelo GPB. Como o modelo de indicador é mais efetivo e permite negociações futuras nas bolsas, foi firmada a parceria com a DATAGRO e definida a metodologia de composição do índice, baseado na estrutura inicial criada pelo GPB.

Antes da parceria o GPB criou a ferramenta de maior impacto para a entidade e os pecuaristas participantes, o Balizador 4.0 GPB. Um mecanismo de acompanhamento dos negócios de compra e venda de animais, em todo o Brasil e em tempo real, tendo como principal informação o preço balcão da arroba negociada com a indústria frigorífica, do dia da negociação e com total transparência. Esse mecanismo evoluiu e se transformou no Indicador do Boi.

As informações que compõem o Indicador do Boi, trazem a média diária ponderada de preços à vista do boi gordo nas principais praças de comercialização dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Bahia podendo se estender a outros estados da federação a critério da equipe técnica. A ponderação leva em conta os preços e o número de cabeças em cada transação, informados por diversos agentes colaboradores, considerados como fonte confiável.

Agentes colaboradores são frigoríficos e pecuaristas consultados pela equipe DATAGRO nas praças de comercialização, que participam das transações nas condições de comprador e vendedor e, que relatam os negócios realizados no dia por meio eletrônico.

A metodologia prevê que a coleta de dados seja feita diretamente pelo App Indicador do Boi, de forma espontânea, onde são relatadas informações sobre os preços da arroba, a data do negócio, o número de animais por negócio, os dias em que os animais comercializados serão abatidos, os prazos de pagamento de negócios realizados e as cidades de origem e destino dos abates.

O Boi Gordo considerado para efeito de computo do Indicador é composto por bovinos machos, com 16 (dezesseis) arrobas líquidas ou mais de carcaça nas chamadas Praças de Comercialização de bovinos de corte, onde também é possível obter informações sobre negócios de bovinos procedentes das regiões produtoras de boi gordo em cada estado.

Ao acessar as cotações, o pecuarista e o mercado têm acesso aos valores em reais por arroba (15 quilogramas) de carcaça de boi gordo, para retirada em fazendas das regiões de origem. A cotação do Indicador não inclui o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e os preços são convertidos para valor presente (à vista) considerando-se o prazo em dias entre a negociação e o pagamento pelo comprador, com base na taxa CDI.

Essa metodologia traz transparência para informações que são fundamentais para o acompanhamento do mercado e para a tomada de decisões do pecuarista.

Confira as cotações aqui.

Imagem de fundo da pagina conteúdo

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2024 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web