Notícias

Câmara Setorial da Pecuária - MAPA apresenta programa de conservação de pastagens degradadas para impulsionar pecuária e agricultura sem desmatamento

Notícias - 04/03/2024

Lideranças da pecuária discutem plano para recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens em dez anos, visando dobrar produção de alimentos sem comprometer vegetação nativa.

Em reunião híbrida do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizada em 20/02, foi discutido o Programa Nacional de Conservação de Pastagens Degradadas (PNCPD), anunciado em dezembro de 2023 pelo governo. Mais de 50 representantes do setor pecuário, incluindo a diretoria do Grupo Pecuária Brasil (GPB) e outras lideranças, participaram do evento, tanto presencialmente quanto virtualmente.
Presidida por André Bartocci, presidente da Câmara Setorial de Pecuária do MAPA, a reunião teve como objetivo mostrar os detalhes do programa, apresentados por Mauricio Palma Nogueira, que visa recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis nos próximos dez anos. Isso poderia significar praticamente dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de desmatamento adicional, evitando assim impactos sobre as áreas de vegetação nativa.
O presidente do GPB, Oswaldo Furlan Júnior, expressou sua satisfação com a condução dos trabalhos da Câmara Setorial pelo Sr. Bartocci e saudou sua continuidade à frente do órgão.A Associação faz sua segunda participação em reunião da Câmara Setorial da Pecuária, a entidade está orgulhosa de poder fazer parte do desenvolvimento da pecuária nacional.
O PNCPD apoiará exclusivamente empreendimentos inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), desde que, no prazo de uma década a partir de sua adesão, implementem práticas sustentáveis que reduzam as emissões ou aumentem a absorção de gases de efeito estufa. Além disso, os projetos não devem aumentar as emissões provenientes da mudança no uso da terra e devem observar as condições de financiamento estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
Para a execução do programa, o MAPA, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), buscará captar recursos externos, sem a necessidade de subvenção do Governo Federal, para financiar as atividades do PNCPD. Essa iniciativa visa promover a sustentabilidade ambiental, social e de governança no setor agropecuário brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país sem comprometer seus recursos naturais.

Por Agência Agovenki

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2024 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web