Representatividade

Mais de 2 mil produtores rurais lotam a Assembleia Legislativa da Bahia em ação contra as invasões de terras

Representatividade - 28/04/2023

Encontro foi um apelo orgânico da classe ruralista em revolta às invasões de propriedades constantes realizadas pelo MST nos últimos tempos, explica

Encontro foi um apelo orgânico da classe ruralista em revolta às invasões de propriedades constantes realizadas pelo MST nos últimos tempos, explica coordenador do GPB na Bahia

Na tarde da última terça-feira (25/04), mais de 2 mil produtores rurais, de várias regiões do estado, lotaram a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com o objetivo de exigir o cumprimento das leis que proíbem invasões de propriedades. De acordo com Luciano Andrade, coordenador do Grupo Pecuária Brasil (GPB) na Bahia - um braço da Associação GPB -, desde a mudança para o atual governo, o estado registrou cerca de 20 invasões entre Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e indígenas.

"O encontro foi um apelo orgânico da classe ruralista em revolta às invasões de propriedades constantes realizadas pelo MST nos últimos tempos. A idealização do evento surgiu em discussões entre lideranças regionais, destacando Chapada Diamantina, Feira de Santana, Região Cacaueira, Extremo Sul e Oeste do estado, como também os deputados estaduais da base ruralista tiveram papel fundamental", explica Andrade.

A Associação GPB - que busca unir e conectar a classe pecuária brasileira - teve participação ativa na organização do evento, tendo se destacado, sobretudo, como elo de ligação entre todas as regiões do estado baiano, estabelecendo a união de classe. "O encontro foi simplesmente o maior evento de toda a história da Assembleia Legislativa da Bahia. Tivemos a participação de mais de 200 municípios com sindicatos rurais, associações cooperativas, etc. O evento teve também participação decisiva do Presidente da FAEB (CNA) Humberto Miranda dando completo apoio moral e institucional a classe. Sem dúvida, foi um marco da união de classe em nosso estado, vitória marcante, principalmente, tratando-se da região do país onde temos mais alinhamento ideológico com invasões de terras".

Durante o encontro, vários assuntos pertinentes para a pecuária nacional foram debatidos, entre eles insegurança jurídica, descumprimento das decisões judiciais, posição do estado perante ao MST, reforma agrária e a importância do agronegócio na estrutura socioeconômica do estado. "O grande fruto do evento foi a promoção da união de classe, temos plena consciência que precisamos de disposição e perseverança alinhados a nossos valores éticos e morais para seguir lutando pelo que é certo", pontua o coordenador do GPB na Bahia.

Derrubando fake news

Ainda de acordo com Luciano Andrade, o encontro serviu para que a classe pudesse divulgar informações de altíssimo nível, a fim de desmascarar notícias equivocadas que circulam atualmente pela internet. "A exemplo do número de assentamentos do estado, que chega a 699 e o total de área atualmente destinada ao MST da Bahia que soma impressionantes 2 milhões de hectares. Nos restaram as perguntas: quantos assentados permanecem nas terras? Qual o percentual de área produtiva desses assentamentos? E qual a produção efetiva de toda a área?".

Além disso, os produtores rurais aproveitaram a oportunidade para divulgar informações oficiais sobre a agricultura familiar nacional que, segundo Andrade, na melhor das hipóteses chega a produzir 27% do agronegócio. "O MST representa apenas uma fração deste montante, desmascarando, portanto, falácias, fake news divulgadas onde sugeriam a produção de 70% do agronegócio ao MST", acrescenta.

Mas as ações do grupo de produtores rurais da Bahia a fim de divulgar as invasões de terra no estado não param aí. Tanto que um documentário está sendo produzido por um dos líderes regionais, para relatar desde o início das invasões, a união da classe e a realização do evento. A ideia é usar o documentário como modelo para combate à invasão de propriedades até mesmo em outros países.

Nos próximos meses, o grupo de produtores rurais do estado formado a partir deste encontro deve realizar novos eventos e seguirá trabalhando diariamente no combate às ações do MST. "Agradecimento especial aos Deputados Sandro Regis, (sem sua ação a organização do evento seria impossível), Tiago Correia, Manoel Rocha, Pedro Tavares, Leandro de Jesus, Diego Castro, Capitão Alden. Agradecimento especial aos representantes dos núcleos regionais: Neto Bahia - Feira de Santana, Marcos Moscoso - Chapada Diamantina, Luiz Uaquim - Região Cacaueira, Mateos Bomfim - Extremo Sul e Wagner Pamplona - Oeste", finaliza o coordenador do GPB na Bahia.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Luciano Andrade

Leia outras notícias no Blog do GP

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2024 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web