Representatividade

Importância do consumo da proteína animal volta a ser tema de palestra promovida pelo GPB

Representatividade - 31/10/2022

Desta vez, a Associação tratou sobre o tema para estudantes do 1º e 2º grau de uma escola estadual de Arealva/SP

Desta vez, a Associação tratou sobre o tema para estudantes do 1º e 2º grau de uma escola estadual de Arealva/SP

Os trabalhos da Associação GPB - Grupo Pecuária Brasil a fim de desmistificar mentiras que são propagadas sobre o agronegócio não param. Tanto que a entidade tem buscado promover palestras direcionadas para crianças com a temática "De onde vem a carne que a gente come?". Entre os dias 24 e 27 de outubro, foi a vez de estudantes do 1º e do 2° gradu da Escola Estadual Professor Sebastião Inoc Assumpção, de Arealva/SP, acompanharem a palestra que fala sobre a importância do consumo da proteína animal.

Agabi de Lurdes Morais, diretora da escola de Arealva, conta que a ideia da parceria entre a entidade GPB deu-se por meio da visita da Diretora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Alessandra Lenharo, e o Médico Veterinário Luiz Gustavo Silva Oliveira, da Casa da Agricultura. "Desde o primeiro encontra com a equipe gestora, reconhecemos a importância do tema e das atividades programadas no calendário Agroambiental local, visto que o proposto dialogava com as habilidades e objetos de conhecimento tanto do Currículo Paulista quanto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Ainda de acordo com a diretora da unidade de ensino de Arealva, projetos como esse são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população, pois os estudantes podem agir como multiplicadores em suas famílias e na comunidade. "Só conseguiremos minimizar os impactos globais, especialmente pós-pandemia, se assumirmos que todos somos responsáveis pela melhoria da qualidade de vida população. Essa palestra [promovida em parceira com o GPB] foi importante para trazer o conhecimento além da sala de aula. O tema tratado foi de forma que os alunos tenham a consciência de uma alimentação saudável, adequada", acrescenta Agabi.

Marcelo de Sousa e Silva, médico veterinário da Valor Animal e parceiro da Associação GPB, foi o responsável por comandar a palestra, que foi realizada no teatro municipal de Arealva, entre os dias 24 e 27 de outubro, em duas oportunidades. Afinal, a Estadual Professor Sebastião Inoc Assumpção atende cerca de 520 alunos e, assim, precisou dividi-los em duas turmas para que todos pudessem acompanhar a palestra promovida pelo GPB.

"O intuito era educar, ensinar as crianças sobre a importância do consumo da proteína de origem animal para a saúde física e mental das pessoas. Além disso, também pudemos falar sobre a qualidade de vida de quem trabalho no campo e apresentar as técnicas modernas de produção pecuária sustentável", conta o palestrante.


Ainda de acordo com o médico veterinário, as crianças recebem muitas informações distorcidas sobre o setor, como, por exemplo, que as queimadas aumentaram nas últimas décadas e que isso levou a extinção de animais silvestres. "Quando, na verdade, nas últimas décadas, as queimadas diminuíram, já que a colheita automatizada de cana-de-açúcar passou a ser obrigatória. Sem queimada, os animais silvestres cresceram em número, como tucanos, gaviões e seriemas. A gente pode observar esse fato nas estradas rurais, ao se deparar com esses animais".

E, por fim, Marcelo de Sousa e Silva diz: "Essas e outras inverdades sobre o setor têm sido veiculadas nos materiais escolares e até na mídia. Então, a gente tem que falar realmente como as coisas acontecem, explica que a produção pecuária evoluiu muito nos últimos 20 anos e está alinhada as principais práticas ambientais", finaliza.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/GPB

Leia outras notícias no Blog do GP

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2024 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web