Representatividade

GPB promove palestra para orientar crianças sobre a importância do consumo da carne vermelha

Representatividade - 09/09/2022

Ação foi realizada na Casa da Esperança, entidade de Bauru/SP que atende cerca de 200 crianças entre 5 a 11 anos; GPB também fez nova doação de carne à entidade

Ação foi realizada na Casa da Esperança, entidade de Bauru/SP que atende cerca de 200 crianças entre 5 a 11 anos; GPB também fez nova doação de carne à entidade

A fim de orientar as crianças sobre a importância do consumo da carne vermelha, a Associação GPB - Grupo Pecuária Brasil promoveu uma ação especial na segunda-feira (05/09), na Casa da Esperança (Caespe), entidade de Bauru/SP. Na ocasião, Marcelo de Sousa e Silva, médico veterinário da Valor Animal e parceiro da Associação, promoveu uma palestra para as crianças com a temática "De onde vem a carne que a gente come".

"Esse projeto nasceu a partir do convite do Furlan [presidente do GPB], com o objetivo de falar para as crianças sobre a importância do consumo de carne vermelha. As crianças interagiram bastante, foi bem legal. Eu falei sobre a importância da carne para a saúde e o desenvolvimento do ser humando, bem como para a inteligencia. Contei um pouco de história, da época dos homens da caverna. Eles se divertiram bastante", conta Silva.

Para que as crianças pudessem absorver da melhor forma possível o conteúdo, o médico veterinário parceiro da Associação GPB dividiu a palestra em duas etapas. "Na primeira, falei de onde vem a carne vermelha, mostrei para as crianças a cadeia de produção da carne vermelha, como as técnicas de produção se modernizaram com o passar do tempo, como o homem do campo trata bem os animais. Falei que cada vez mais o campo trabalha com o bem-estar animal associado a produtividade".

Já na segunda parte da palestra, Marcelo enfatizou a qualidade de vida que têm os trabalhadores do campo, a fim de despertar o interesse das crianças por esse campo de atuação profissional. "Eu filmei o vaqueiro falando sobre o seu trabalho e mostrei para as crianças. Mostrei que tem gente que gosta de lidar com gado e com as máquinas que existem para cuidar do campo. Quem trabalha no campo tem bastante qualidade de vida também e daí quis despertar a curiosidade deles em atuar no campo, como vaqueiro, por exemplo", acrescenta Silva.



Dismistificando mentiras do agronegócio

Marcelo ainda buscou dismistificar mentiras que são propagadas sobre o agronegócio, colocado sempre no papel de vilão do meio ambiente. "Eu contei para as crianças sobre o ciclo de reciclagem do carbono da pecuária, que é muito importante, atraves da fotossintise que é reaizado pelas pastagens bem manejadas".

Além disso, foi apresentado durante a ação na Casa da Esperança dois livros da autora Helen Fernanda Gomes, doados ao GPB e direcionados à Casa da Esperança, que tratam sobre o tema. São eles: Será que a vaca quer acabar com o planeta? e Será que os humanos precisam comer carne?

Helen conta que a iniciativa de escrever os livros surgiu quando percebeu que havia muita informação sendo veiculada errada sobre o assunto na internet. "Como eu sou zootecnista por formaçaõ, doutora em nutrição animal e professora universitária, daí transformei todo o conhecimeto que eu tenho em uma linguagem acessível para as crianças. Eu criei a personagem a Aninha e ele questiona os pais sobre a real necessidade do consumo da carne. E daí nos livros falo também sobre o desmamatamento, o bem-estar e o pum da vaca, assuntos muitos falados na internet que não tem nenhuma fundamentação cientifica. Então, os livros explicam numa linguagem bem simples que a produção animal não é a vilã da história".



Doação de carne

Além de promover a palestra para as crianças da Casa da Esperança, a Associação GPB fez uma nova doação de carne para entidade, que atende, atualmente, 210 crianças de 5 a 15 anos de idade. O presidente do GPB, Oswaldo Furlan Júnior, foi quem fez a entrega pessoalemente dos 40 kg da carne e se comprometeu a fazer doações mensais para ajudar no programa de alimentação da entidade.

Essa ação do GPB em doar carne para a entidade de Bauru teve início em janeiro de 2022, com a doação de 300 quilos, e, desde então, é mantida, a fim de atender as crianças que estão em situação de vulnerabilidade, principalmente no quesito alimentação.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto em destaque: Divulgação/GPB

Leia outras notícias no Blog do GP

GPB - Grupo Pecuária Brasil © 2024 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web