Representatividade
Representatividade - 21/12/2020
GPB ressalta a importância da leitura do estudo a fim de se entender melhor o setor, bem como suas necessidades e virtudes
Como parte das comemorações dos 100 anos do Censo Agropecuário, o IBGE lançou recentemente a segunda edição do Atlas do Espaço Rural Brasileiro. A obra faz uma análise geográfica inédita dos resultados definitivos do Censo Agro 2017.
Além disso, utiliza outras fontes do próprio IBGE - como a publicação Regiões de Influência das Cidades (Regic 2018), a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e a Produção Agrícola Municipal (PAM) - bem como informações provenientes de fontes externas, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Em quase 250 páginas de mapas, gráficos, tabelas e textos, o Atlas traz informações sobre as características do produtor e dos estabelecimentos agropecuários, evidenciando as diversidades e desigualdades territoriais presentes nos 5.073.324 estabelecimentos pesquisados no país.
A fim de auxiliar os produtores no entendimento do Atlas do Espaço Rural Brasileiro, o GBP faz um breve resumo dos principais pontos abordados no estudo.
Confira abaixo os principais tópicos:
? Pretos ou pardos são minoria na direção de grandes estabelecimentos;
? Estrutura fundiária do Brasil segue concentrada;
? Utilização da terra nos biomas carece de investimentos em tecnologia e conservação
? Proporção de estabelecimentos que usam agrotóxicos sobe 22,9%
? Turismo rural é fonte de receita para proprietários;
Por fim, a publicação pode ser acessada na íntegra e gratuitamente em formato digital no Portal do IBGE e na Plataforma Geográfica Interativa (PGI). Por meio da PGI, é possível cruzar dados, criar outros mapas e baixar tabelas e projetos em diversos formatos.
Acompanhe o GPB nas redes sociais ou acesse o site www.grupopecuariabrasil.com.br/.
Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil