De palestras a churrascada: Associação GPB marca presença na 27ª Agrishow

Maior feira do agronegócio no Brasil, chegou ao fim no dia 29 de abril após proporcionar uma movimentação de R$ 11,2 bilhões em negócios para o setor

A Associação GPB - Grupo Pecuária Brasil marcou presença em uma das maiores feiras do agronegócio do mundo, a 27ª Agrishow, que aconteceu de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto/SP. Na ocasião, a entidade organizou uma programação exclusiva, com direito a uma série de palestras e uma churrascada, realizados dentro do complexo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Antes de mais nada vale destacar que a 27ª Agrishow quebrou todos os recordes. Afinal, ao longo dos cinco dias do evento, foram gerados negócios da ordem de R$ 11,2 bilhões, segundo os organizadores. 280% a mais do que a última edição realizada, em 2019. O volume de público ficou em torno de 193 mil pessoas, outro feito inédito para o evento, que contou com a presença dos canais Agro + e TerraViva, que transmitiram em tempo real a edição de 2022 da Agrishow.

Oswaldo Furlan, presidente da Associação GPB, fez questão de agradecer a todos. "Quero, primeiramente, agradecer a Secretaria de Agricultura do Estado de Sâo Paulo, na pessoa do secretário Francisco Matturro, que nos convidou pelo segundo ano consecutivo em participar como associação voltada para à pecuária desta edição da Agrishow. Felizmente, o GPB pode estar presente num ambiente voltado para o agronegócio. Pudemos comparecer a vários stands de empresas que trabalham com maquinário, com tecnologia, com produtos desenvolvidos para a pecuária. Então é importante a gente registrar a presença da pecuária também neste grande evento que ocorreu em Ribeirão Preto".

Sobre os fatos importantes da 27ª Agrishow, Furlan fez questão de enfatizar o evento "SaltoAgro: Elas por Elas", realizado no dia 26 de abril, que contou com o apoio do GPB Rosa. "Conseguimos reunir um grande número de mulheres pecuaristas, que estão à frente dos negócios da família, dos negócios particulares, que puderam naquela terça-feira se encontrar, se reunir, e puderam mostrar a força que as mulheres passaram a ter depois dessa união da classe, que estamos buscando não só no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil", acrescenta.

Neste evento organizado para as mulheres pecuaristas durante o Agrishow 2022, o presidente da Associação GPB não poderia deixar também de agradecer a Diretora Técnica de Departamento de Gestão Estratégia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Renata Branco Arnandes. Afinal, ela trabalhou incansavelmente para proporcionar um momento muito especial para as mulheres do agro, onde, durante palestras e histórias de vida, o empreendedorismo feminino no agro ficou em evidência, desmistificam a questão da predominância masculina no meio.


Somos da carne

Já no dia 27 de abril, a Associação GPB organizou um verdadeiro churrasco durante a 27ª Agrishow. De acordo com o presidente da Associação GPB, o objetivo foi demonstrar total repúdio às empresas que trabalhavam com o marketing da "Segunda-feira sem carne" e, assim, organizaram a "Quarta-feira com carne". Cerca de 200 pessoas participaram do churrasco, que contou com o comando da chef Helo Palacio, que é assadora, parelheira e especialista na cozinha argentina.

"O objetivo era mostrar os benefícios da proteína vermelha, mostrar que nós, pecuaristas, fazemos uma carne de qualidade, com sustentabilidade e, principalmente, uma carne que alimenta o mundo. Esses objetivos foram muito bem alcançados graças também a nossa diretoria que escolheu uma das melhores churrasqueiras do país, a Helo Palacio, que esteve à frente dos trabalhos para poder servir o que tínhamos de melhor de proteína vermelha. Agradecer também a Minerva Foods, em nome de seu diretor Wagner José Augusto, que é o nosso parceiro, que ofereceu, como cortesia, a linha de carne Estância 92".



Estiveram presentes durante o churrasco organizado pela Associação GPB na 27ª Agrishow o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo Francisco Matturro, Deputado Estadual Itamar Borges, ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, Diretor do Instituto de Zootecnia Enilson Ribeiro e Coordenador da APTA Sergio Tutui.

"Aliás, gostaria também de relatar que durante o evento fizemos a filiação ao GPB do ex-ministro Ricardo Salles. Fizemos uma cerimônia dentro da própria feira e, assim, pudemos colher a sua assinatura como um associado do GPB. Ele que é um advogado, mas que tem atividade no setor agropecuário do Brasil. Aliás, durante todo o Agrishow, realizamos esse trabalho de novas filiações. Hoje o GPB conta com um gerente de relacionamento que buscou atrair novos pecuaristas mostrando várias realizações nos últimos anos, além da importância da união de classe", acrescenta Furlan.



Palestras

Ainda no dia 27, a Associação GPB promoveu uma palestra para falar sobre o App Balizador GPB DATAGRO, explicando todas as funcionalidades e as novidades. Na ocasião, Roberto Zillo, Diretor da Associação e coordenador do Balizador GPB DATAGRO, bem como o analista técnico Victorio Amoroso Neto, puderam apresentar a ferramenta que que auxilia o pecuarista em suas principais questões diárias, fornecendo boletim com as cotações do boi gordo nas principais regiões produtoras do país, notícias, serviços importantes, vídeos sobre o mercado, informações sobre o prazo médio de pagamento por estado, mapa de escala semanal por região e a possibilidade de realizar negociações.

No mesmo dia, ainda foi apresentado ao público presente do evento o Centro de Pecuária Sustentável. Uma iniciativa do Instituto de Zootecnia e da APTA em São José do Rio Preto. O novo Centro tem o objetivo de coordenar as pesquisas nas unidades da Agencia relacionadas pecuária com foco em sustentabilidade. meta e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de uma pecuária com baixa emissão de carbono ajudando o Brasil a cumprir os acordos traçados na COP26.

Por fim, no dia 28, foi realizada uma palestra com o Ítalo Masson Estima, Zootecnista pela FCAV - UNESP Jaboticabal, Especialista em Produção e Nutrição de Bovinos de Corte pela ESALQ - USP Piracicaba e, atualmente, Consultor Técnico Bovinos de Corte da Bellman - Trouw Nutrition. Na ocasião, ele falou sobre a eficiência na recria para o confinamento lucrativo. "Dr. Ítalo compartilhou todo o seu conhecimento na cria, recria e engorda de bovinos. Uma palestra que veio a ajudar a melhorar e tecnificar os produtores que estavam presentes, e dessa forma aprender um pouco mais da atividade que desenvolvemos", finaliza Furlan.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no Blog do GPB