App Balizador GPB DATAGRO é lançado oficialmente durante o Fórum Terraviva

Evento foi transmitido pelo canal Terraviva na noite desta terça-feira (13), com a presença especialistas do setor que comentaram sobre o lançamento da nova ferramenta de balizador de preços para a pecuária

É oficial! O aplicativo Balizador GPB DATAGRO foi lançado na noite desta terça-feira (13) durante o Fórum Terraviva, transmitido pelo canal Terraviva, e que contou com a presença de grandes nomes do agronegócio brasileiro. Entre eles, Teka Vendramini, Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Plinio Nastari, Presidente da DATAGRO, e Oswaldo Furlan Junior, Pecuarista e Presidente da Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB).

"Hoje é um momento de muita alegria para nós, representar uma classe que no passado não tinha representatividade. Quero agradecer ao Plinio, pela a parceria, para que hoje tornássemos realidade o sonho do balizador do preço da arroba do Brasil. E que nos possamos mostrar hoje para todos os pecuaristas aquilo que eles sempre sonharam um dia, um alinhamento de preço, isento, transparente e com muita qualidade", disse Furlan na abertura do evento.

Também participarão do lançamento do App do balizador de preços da arroba Luiz Roberto Zillo, Diretor do GPB E da SRB e Coordenador Técnico do Balizador GPB/DATAGRO, além de João Otavio Figueiredo, Analista Sênior da DATAGRO Pecuária. "O balizador surgiu em 2018 de um convite do Furlan, que acreditou em mim, que a gente podia fazer uma coisa bem bacana, e agora ver essa realização através da parceria com a DATAGRO, que trouxe a tecnologia, é uma alegria muito grande. Chegamos até aqui depois de muito trabalho e vamos continuar fazendo isso para deixar um legado para a pecuária", acrescentou Zillo.

A representatividade da pecuária

Antes de dar início às explicações sobre as funcionalidades do App Balizador GPB DATAGRO, João Otavio Figueiredo ressaltou alguns dados importantes da cadeia pecuária brasileira, que possui um rebanho bovino de aproximadamente 200 milhões de cabeças. "É o maior rebanho de carne comercial do mundo. A gente perde apenas para Índia, que tem um rebanho maior que o nosso, mas não é um rebanho comercial porque eles não comem a carne de boi por motivos culturais".

Ele ainda citou que o setor gera, em valor bruto de produção, em torno de R$ 200 milhões. "E quando a gente inclui a cadeia agropecuária como um todo, incluindo os tratores, esse setor chega a faturar quase R$ 700 bilhões por ano. É um setor muito importante para o PIB, que gera emprego. De acordo com estimativa da ABIEC [Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras] em 2020 gerou 13,5 milhões de empregos para o Brasil. É um setor bastante importante para a sociedade brasileira", acrescentou Figueiredo.

Diante da importância e robustez desse setor, se faz necessário que os produtores terem um norte de preço da arroba do gordo, confiável, para ser um parâmetro justo para se basear em suas negociações. E é aí que entra o App Balizador GPB DATAGRO para ajudar o produtor a caminhar com mais segurança em seus negócios.

O que o produtor vai encontrar no aplicativo?

Na tela de abertura do App, o produtor vai encontrar a "Dica do Dia", sempre com o indicador diário do boi gordo, que é publicado sempre entre às 17h e 18h. "Informações em tempo real, 24 horas por dia, com transparência e independência, com dados de mercado, que ajudam a cadeia da pecuária como um todo", explicou Figueiredo.
Depois da "Dica do Dia", o produtor vai encontrar no App a "Timeline", contendo informações detalhadas das negociações realizadas, com segurança nos dados e confidencialidade, além de análises técnicas e notícias sobre o setor.

Outro área dentro do Aplicativo é dominado "Negócios", que são todos os negócios que o produtor colaborador ou a indústria colaborado do setor informou o Balizador. "Você tem nesse espaço todas as informações, de compra e venda, trazendo um mapeamento muito interessante de como o pecuarista operou durante o ano". Já na área de "Conteúdo" do App o pecuarista vai encontrar informações de mercado, com análises fundamentalistas, repassando, de fato, a realidade do setor a partir da análise dos dados que são reportados.

"É o pecuarista que traz todo o benefício desse aplicativo. É ele que informa e permite que a gente tenha toda a análise que vão gerar informações para o negócio, informações que vão nortear o presente e o futuro", reforçou Zillo durante o evento. "um divisor de águas para a pecuária. O GPB tem esse mérito de ter democratizado informação e aproximado do pequeno ao grande produtor. Criamos um canal para as pessoas estarem bem informadas", finaliza Furlan.

Para conferir mais detalhes sobre o App GPB DATAGRO, como todas as suas funcionalistas, explicações de como informar e verificar negociações, assista a íntegra do Fórum Terraviva: https://www.youtube.com/watch?v=q32zJLir1nI. Além disso, não deixe de fazer o download nas lojas de aplicativos, disponivel tanto para Android quanto para o IOS.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Redação Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/GPB

Leia outras notícias no Blog do GPB