GPB ILPF ajuda produtores e técnicos a melhorem suas decisões no campo

Grupo foi criado a fim de promover troca de conhecimento técnico sobre essa estratégia de produção que é boa para o meio ambiente e excelente para a economia da fazenda

Seguindo o pressuposto de levar informação de qualidade a pecuaristas e profissionais da cadeira produtiva da carne de todo o país, o GPB - Associação Grupo Pecuária Brasil criou o subgrupo temático GPB ILPF. Acima de tudo, a ideia do grupo é ajudar produtores e técnicos a melhorem suas decisões no campo através da troca de conhecimento técnico.

Antes de mais nada vale esclarecer que a sigla ILPF significa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Ou seja, uma técnica que consiste na produção sustentável, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado.

Hoje em dia, essa estratégia tem sido adotada por muitos agricultores e pecuaristas no Brasil, e visa à produção, além do cumprimento dos procedimentos sustentáveis e otimização do uso do mesmo espaço por atividades distintas. O grande mote é que, além de tudo isso, também apresenta grandes ganhos econômicos a quem adere à prática.

"Estima que temos mais de 15 milhões de hectares com algum modelo de integração em nosso país. A tecnologia além de proporcionar mais rentabilidade ao produtor, permite uma maior resiliência das culturas e das pastagens aos reveses climáticos como a seca, os veranicos e as geadas", explica William Marchió, um dos líderes do GPB ILPF.

Sendo assim, o principal objetivo do grupo é promover a troca de conhecimento técnico sobre a ILPF a fim de ajudar aos produtores e técnicos a melhorarem suas decisões no campo. Atualmente, o GPB ILPF tem cerca de 100 participantes, que se mantém bastante focado nas questões técnicas da implantação e condução de sistemas integrados e de inovações na pecuária".

"Dessa forma, o principal trabalho do grupo são as sadias discussões sobre essas tecnologias aplicadas à pecuária, a troca de experiências entre os participantes e as orientações de como implementar tais tecnologias", finaliza Marchió.

Por fim, caso você tenha interesse em entrar no Grupo GPB ILPF, basta entrar em contato com Associação pelo site, clicar na aba "Contato" e enviar uma mensagem. Em seguida, um dos representantes do GPB irá entrar em contato para enviar o material.

Instagram: @gpb_oficial | Facebook: grupopecuariabrasil | Youtube: Canal GPB - Grupo Pecuária Brasil

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto em destaque: Divulgação

Leia outras notícias no Blog do GPB